Avião realiza voo utilizando óleo de cozinha reciclado
Atualmente são muitos os projetos que propõem soluções para problemas que envolvem o meio ambiente. Designers ao redor do mundo estão engajados em criar melhorias para o planeta nos mais diversos setores. A aviação também parece estar fazendo a sua parte e continuamente apresenta seus esforços.
Vai daí que a maior companhia aérea da Finlândia, a Finnair realizou o primeiro voo com a utilização de óleo de cozinha reciclado misturado ao combustível tradicional. A linha aérea que recebeu o sistema limpo realizou o trajeto de Helsinki a Nova York.
O voo da companhia aérea finlandesa operou apenas de forma piloto (teste), mas já representa um grande avanço no setor.
Segundo a empresa, o fato do voo ser realizado durante o período em que ocorria na cidade de Nova York o painel de mudanças climáticas da ONU, aconteceu de forma aleatória. Não existia nenhum tipo de ação de marketing envolvida.
O voo ocorreu durante o dia vinte e três de setembro e teve duração de cerca de nove horas. Tempo um pouco maior do que o normal, porém tudo aconteceu de forma prevista.
A companhia aérea não anunciou, pelo menos até o momento, qual foi o percentual de óleo utilizado para a realização do voo. Segundo certificações internacionais, para ser considerado energia limpa, e desta forma benéfica ao meio ambiente, o combustível deve apresentar no máximo 50% do tipo fóssil clássico.
Ainda, segundo a Finnair, o óleo utilizado durante o voo provém de descartes de restaurantes locais. O processo para que ele tenha virado combustível se deu através de filtragens e remoção de impurezas, além de refinamento do material.
A Finnair declarou que optar pelo uso de combustível limpo pode significar uma redução de 50% a 80% nas emissões de CO2. (Dióxido de carbono). A empresa divulgou também, que o óleo transformado em combustível foi idealizado e desenvolvido pela SkyNRG Nordic – em parceria com a Statoil Aviation – empresa responsável pela distribuição de combustíveis.
Além de operar voos com combustível limpo a empresa também prometeu criar um “centro de bicombustível” dentro do Aeroporto de Helsinki, a fim de aprofundar os estudos na criação de soluções ecológicas viáveis.
Voos contendo biocombustíveis já são operados pela a Finnair desde 2011. Mesmo com utilização contínua, o produto não é apontado como viável pelas outras empresas, uma vez que custa quase o dobro.
O primeiro voo a ser operado utilizando biocombustível foi da Virgin Atlantic, durante o ano de 2008. Realizou a linha aérea entre Londres e Amsterdã. Na ocasião, o combustível era advindo de óleo de coco e nozes.